12 de junho de 2015

Um pedido de socorro

Em defesa do Pastel de Bacalhau e do queijo Serra da Estrela.

Levantei os olhos e deparei com uma verdadeira obscenidade no ecrã do meu televisor: um pastel de bacalhau a esvair-se em queijo Serra da Estrela.

Não pode vir mais a propósito a expressão "com uma cajadada matar dois coelhos". Duas das mais queridas e conseguidas especificidades da nossa gastronomia, numa pornográfica e ridícula figura! Julgo que vi, e foi-me confirmado, que a ideia terá sido do Turismo de Portugal. Chamar a atenção para o nosso católico e recatado País com aquela obscena imagem, parece-me obra do diabo, quiçá do Estado Islâmico.

O queijo Serra da Estrela já está habituado a estas diabruras, o que me leva a pensar que pessoas com responsabilidades nunca o conheceram na sua pujança: maduro e cortado à fatia; mas o inocente pastel de bacalhau, Senhores, porquê?!

Não desconheço que as autoridades, por desespero da população, estão muito preocupadas com os toldos que abrigam a referida aberração, mas... e na Cultura, não há ninguém com papilas saudáveis, bom gosto, e que saiba que o Pastel de Bacalhau é uma das jóias mais perfeitas e mais queridas da nossa gastronomia popular?

Ninguém com poder toma conta "disto"?
Maria de Lourdes Modesto

Sem comentários:

Enviar um comentário