2 de setembro de 2013

Convidado especial



O Terra d’Alter Viognier 2012 é um vinho branco monovarietal produzido pela empresa Terras de Alter, Companhia de Vinhos, Lda., localizada no distrito de Portalegre, Alto Alentejo, cuja ambição é «dar a conhecer ao mundo os vinhos portugueses, Terras de Alter tem como objectivo lançar no mercado internacional um vinho Alentejano de excelente qualidade. Os mercados alvo são essencialmente Europa e Estados Unidos».
A empresa informa que «A vinha Terras de Alter é estruturada segundo o conceito novo mundo e desenhada com o contributo da Universidade de Fresno na Califórnia. As vinhas são plantadas utilizando modernos sistemas de condução e irrigação, facilitando o seu tratamento e garantindo a sua qualidade».
Seja como for, este Viognier (14% vol.) está de se lhe tirar o chapéu: a presença do fruto Pérsico é subtil mas consistente, equilibrando notavelmente a mineralidade ácida do conjunto que, no final, deixa ecoar algumas notas florais. Um vinho cheio e com algum volume, mas tudo q.b., sem nunca perder a altivez e a distância da grande sedução. O enólogo é o australiano Peter Bright. Custou 6,49 €.

Acompanhe-o apenas com os figos com presunto abaixo mencionados.

Sem comentários:

Enviar um comentário