19 de maio de 2013

World Baking Day

O desafio do blog Cantinho da Somi, para comemorar o World Baking Day, levou-me a fazer um bolo que, tradicionalmente, se fazia sempre em casa da minha avó quando alguém, dos mais pequenos, fazia anos.

É o Bolo das 3 cores.



Para a massa do bolo, eu escolhi uma massa simples mas deliciosa, de que já deixei aqui a receita do Bolo Sintra (Formidável).

250 grs de açúcar
200 grs de farinha
125 grs de manteiga
2 dl de leite
2 ovos inteiros
1 colher de sopa de fermento

A quantidade da massa é que depende do tamanho das formas, e para as 3 formas iguais que tenho fiz 2 receitas (22cm de diâmetro). É preciso ter a noção da porção de bolo que a massa faz.

Depois da massa pronta, divide-se em 3 porções.
À primeira acrescenta-se chocolate em pó, à segunda corante alimentar cor-de-rosa e a terceira fica como está.

Recheia-se entre camadas de bolo com ovos moles, e no final cobre-se com um creme glacé: claras batidas com açúcar e um pouco de sumo de limão.

Se for "jeitosa(o)" decore o bolo com um saco de pasteleiro, eu tentei, mas o resultado à vista não foi brilhante!! Pelo contrário, no sabor e na textura ficou óptimo.

4 comentários:

  1. Ficou com um interior bem bonito e uma cobertura de chorara por mais.
    Boa semana
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/05/2-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  2. Ficou um bolo lindo! Parabéns :)

    P.S.
    Sem verificação de palavras será mais fácil comentar no blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      Já mudei essa opção nas definições. Obrigada pela dica.

      Eliminar