3 de abril de 2013

A minha vizinha de cima* - crónicas 4


A minha vizinha de cima tem uma relação com a internet igual à que os prisioneiros de guerra têm com o arame farpado: olham-no obsessivamente, querem passar através dele, para lá dele, mas sabem que isso não acontecerá impunemente.

Há dias, remexendo numa caixa de fotografias antigas, reviu-se mais nova, mais magra, mais activa, mais liberta, mais convivial. E teve um baque. Correu para o espelho. Enfim… não correu: deu dez voltas à casa e arrastou compulsivamente umas quantas cadeiras até chegar ao quarto, que era a sua meta semiconsciente.

Corou intensamente por se saber a olhar-se. Ao fim de poucos minutos esse rubor era já fruto de uma raiva surda, desconhecida e desmesurada. Num transe de agnosia, tão assolador quanto passageiro, tomou uma decisão íntima e, de momento, inabalável.

Ligou o computador, acedeu ao motor de pesquisa e digitou a palavra facebook. O queimor que a acendia, calor de obstinação, garria-lhe o rosto, sufocava-lhe o peito como o vento suão, que faz febre e esfarela os ossos.

A minha vizinha de cima sentia o apelo súbito de sair de si, de convocar em segredo uma comunidade de olhares, de se associar com o mundo, coisas que não estão na sua natureza. E, para provar que nada estava perdido, decidiu-se, desajeitadamente, a fazer o trottoir nas avenidas da Rede.




Jorge Colaço
(convidado deste blog)

* Qualquer semelhança das personagens destas crónicas com pessoas existentes é pura coincidência. 

Sem comentários:

Enviar um comentário